terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

AULA 03 - ELEMENTOS VISUAIS


SINTAXE NA LINGUAGEM VISUAL E ALFABETISMO

Se linguagem verbal ocupa uma posição fundamental no aprendizado humano, como meio de armazenar, transmitir informações e veicular idéias em intercâmbio à linguagem visual, comparativamente, pode constituir de maneira semelhante, a formação de sintaxe, portanto, alfabetismo. 


ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL

Ponto, Linha e Forma: elemento mínimo de situação, adimensional, simples e irredutível. Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho humano, pois são instrumentos úteis de referência espacial. Quando colocados em justaposição criam a ilusão de tom e cor, tendo a capacidade de conduzir o olhar conforme a intensidade e a proximidade da aglomeração de pontos. O desenvolvimento da trajetória de ponto gera um elemento distinto e unidimensional. A linha é a cadeia sucessiva de pontos quebram a estática visual através da natureza linear fluida podendo esta trajetória ser ondulada, nítida, grosseira, delicada, imprecisa ou exata. As linhas podem ser geometricamente curvas, retas, sinuosas ou mistas, e são elementos essenciais para a designação da forma. A forma é a
manifestação visual dos elementos como o ponto e a linha. A linha descreve a forma bidimensional e consequentemente as figuras planas sejam elas geométricas, irregulares ou orgânicas. A forma pode se apresentar como elemento visual unitário ou agrupar-se como elemento estrutural. É a manifestação visual de qualquer elemento conceitual.



Tom: O tom é relação monocromática entre luz, sombra e superfície. É a relação entre a claridade e a obscuridade sobre as superfícies, em gradações sutis de escala tonal que vai do preto ao branco. A claridade e a obscuridade se dão no valor tonal das escalas de cinza.



Cor: A cor é a relação cromática do espectro luminoso com a pigmentação das superfícies. Portanto, a cor está compreendida entre cor luz e cor pigmento tendo três dimensões que podem ser medidas, sendo elas o matiz, a saturação e o brilho. A cor está impregnada de significados simbólicos que afetam a psicologia da percepção humana.



Textura: A textura é o efeito tátil e visual que define a composição de uma superfície. Como característica possui alto grau de padrão, valor comparativo e uniformidade visual, estando ligada a percepção sensual do olhar e do toque.

 

Espaço e Dimensão: As dimensões são as grandezas métricas que definem o espaço e os elementos visuais. O espaço pode ser definido bidimensional ou tridimensionalmente de acordo com as dimensões métricas de comprimento, altura e profundidade, caracterizando a representação das perspectivas tanto no desenho quanto na fotografia. A dimensão é o elemento dominante para a definição de grandezas espaciais no desenho, na pintura, na arquitetura e na escultura.


 

Escala e Proporção: Escala e proporção referem-se a relação métrica entre grandezas dimensionais dos elementos visuais. São sempre matematicamente comparativas entre as grandezas métricas de dois ou mais elementos visuais, portanto podem ser dadas por fórmulas e equações.



Direção e Sentido: A direção é o vetor para a formulação de acompanhamento visual da forma e da composição no espaço.  É a indução do olhar pelo campo compositivo através dos elementos visuais dispostos quanto a relação de sentido nos eixos horizontal-vertical. Direção e sentido são as bases para o movimento visual.


Movimento: O movimento vem da persistência visual das formas como efeito dinâmico. O movimento depende da repetição, da frequência, da direção e do sentido em que se dispõem os elementos no campo compositivo. O ritmo é uma consequencia do movimento visual organizado de modo alternado e proporcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário