SINTAXE NA LINGUAGEM VISUAL E
ALFABETISMO
Se
linguagem verbal ocupa uma posição fundamental no aprendizado humano, como meio
de armazenar, transmitir informações e veicular idéias em intercâmbio à
linguagem visual, comparativamente, pode constituir de maneira semelhante, a
formação de sintaxe, portanto, alfabetismo.
ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM
VISUAL
Ponto, Linha e Forma: elemento mínimo de situação, adimensional, simples e irredutível. Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho humano, pois são instrumentos úteis de referência espacial. Quando colocados em justaposição criam a ilusão de tom e cor, tendo a capacidade de conduzir o olhar conforme a intensidade e a proximidade da aglomeração de pontos. O desenvolvimento da trajetória de ponto gera um elemento distinto e unidimensional. A linha é a cadeia sucessiva de pontos quebram a estática visual através da natureza linear fluida podendo esta trajetória ser ondulada, nítida, grosseira, delicada, imprecisa ou exata. As linhas podem ser geometricamente curvas, retas, sinuosas ou mistas, e são elementos essenciais para a designação da forma. A forma é a manifestação visual dos elementos como o ponto e a linha. A linha descreve a forma bidimensional e consequentemente as figuras planas sejam elas geométricas, irregulares ou orgânicas. A forma pode se apresentar como elemento visual unitário ou agrupar-se como elemento estrutural. É a manifestação visual de qualquer elemento conceitual.
Tom: O tom é relação monocromática entre luz, sombra e superfície. É a
relação entre a claridade e a obscuridade sobre as superfícies, em gradações
sutis de escala tonal que vai do preto ao branco. A claridade e a obscuridade
se dão no valor tonal das escalas de cinza.
Cor: A cor é a relação cromática do espectro luminoso com a pigmentação das
superfícies. Portanto, a cor está compreendida entre cor luz e cor pigmento
tendo três dimensões que podem ser medidas, sendo elas o matiz, a saturação e o
brilho. A cor está impregnada de significados simbólicos que afetam a
psicologia da percepção humana.
Textura: A textura é o efeito tátil e visual que define a composição de uma
superfície. Como característica possui alto grau de padrão, valor comparativo e
uniformidade visual, estando ligada a percepção sensual do olhar e do toque.
Espaço
e Dimensão: As dimensões são as grandezas métricas que
definem o espaço e os elementos visuais. O espaço pode ser definido
bidimensional ou tridimensionalmente de acordo com as dimensões métricas de
comprimento, altura e profundidade, caracterizando a representação das
perspectivas tanto no desenho quanto na fotografia. A dimensão é o elemento
dominante para a definição de grandezas espaciais no desenho, na pintura, na
arquitetura e na escultura.
Escala
e Proporção: Escala e proporção referem-se a relação métrica
entre grandezas dimensionais dos elementos visuais. São sempre matematicamente
comparativas entre as grandezas métricas de dois ou mais elementos visuais,
portanto podem ser dadas por fórmulas e equações.
Direção e Sentido: A direção é o vetor para a formulação de acompanhamento visual da forma e da composição no espaço. É a indução do olhar pelo campo compositivo através dos elementos visuais dispostos quanto a relação de sentido nos eixos horizontal-vertical. Direção e sentido são as bases para o movimento visual.
Movimento: O movimento vem da persistência visual das formas como efeito dinâmico. O movimento depende da repetição, da frequência, da direção e do sentido em que se dispõem os elementos no campo compositivo. O ritmo é uma consequencia do movimento visual organizado de modo alternado e proporcional.
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