Planejamento



Bacharelado em Design – DADIN/UTFPR
Disciplina de Composição 1 – Turma S32/Prof. Luciano Silva
Planejamento do 2º semestre/2012

Objetivo da disciplina
Capacitar o aluno a usar corretamente os princípios fundamentais da composição, além de compreendê-los como elementos de expressão e representação, com vistas à aplicação no design.

Programa semestral
A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos.

Data
Conteúdo
Aulas
_
04/12
Apresentação da disciplina: metodologia, conteúdo, forma de avaliação, listagem de materiais.
03
01
11/12
Teoria da Forma e aspectos visuais: fundamentos da Teoria da Forma/Gestalt.
03
01
18/12
Teoria da Forma e aspectos visuais: exercícios livres dos fundamentos da Teoria da Forma/Gestalt.
APS1- Pesquisa iconográfica: padrões decorativos, sinais gráficos e tipologia.
03
02
05/02
Elementos visuais e forma: identificação dos elementos visuais; tipologia das formas; formas positivas e negativas; exercícios livres de operações com formas.
03
02
19/02
Elementos visuais e forma: geração de estudos de marcas, logotipos e pictogramas.
APS2- Pesquisa iconográfica: mural, grafite e tattoo.
03
03
26/02
Forma e estrutura: módulos e estruturas compositivas; forma como módulo; repetição, rotação e graduação de tamanho de módulos; tipologia das estruturas; gerações de estruturas formais e informais em exercícios livres.
03
03
05/03
Forma e estrutura: geração de estruturas formais e informais em estudos de mural e tattoo
APS3- Pesquisa iconográfica: heráldica, ornamentos e arabescos.
03
04
12/03
Equilíbrio e simetria: princípios de simetria e assimetria; equilíbrio estático e dinâmico, exercícios livres.
03
04
19/03
Equilíbrio e simetria: geração de estruturas simétricas e assimétricas em equilíbrio estático e dinâmico em estudos de ex-libris.
APS4- Pesquisa iconográfica: cartazes, capas e posters.
03
05
26/03
Escala e proporção: noções de escala e proporção; proporção áurea; escala de Fibonacci; médias proporcionais.
03
05
02/04
Escala e proporção: geração de estruturas com a utilização de elementos proporcionais na criação de capa de revista e poster.
APS4 – Pesquisa iconográfica: quadrinhos e fotonovelas.
03
06
09/04
Movimento e ritmo: movimento visual; seqüência constante e alternada; ritmo visual.
03
06
16/04
Movimento e ritmo: geração de estruturas com ritmo visual na estruturação de uma comic page.
APS5 – Pesquisa iconográfica: fotografia e ilustração.
03
07
23/04
Unidade, harmonia e contraste: princípios de harmonia e unidade; dinâmica dos contrastes.
03
07
30/04
Unidade, harmonia e contraste: exercícios de identificação de harmonia, unidade e dinâmica dos contrastes em estudos comparativos de fotografia e ilustração.
03
_
07/05
Avaliação final: prazo limite para resolução e entrega de trabalhos e avaliações semestrais.
03
_
14/05
Encerramento de prazos: entrega de eventuais trabalhos extras ou atividades de reforço solicitadas pelo professor; divulgação de resultados finais da disciplina.
03
Nº de aulas previstas
51

Metodologia
Acompanhamento e apoio teórico digital: reforço teórico com material fornecido pelo blog da disciplina e divulgação dos exercícios dados, textos teóricos de apoio, avaliações e detalhes das aulas.
Aulas teórico-práticas: as aulas serão teórico-práticas, iniciadas com a explanação teórica sobre conceituação do conteúdo e seguidas da proposta de exercício prático a ser realizado até o fim de cada tópico de conteúdo.
Exercícios práticos: recomenda-se que os exercícios práticos sejam realizados inicialmente em sala de aula com a orientação do professor.
Pesquisa de informações: orienta-se que semanalmente se façam buscas de informações gráficas no meio digital, para uso em sala de aula, tais como fotografias, grafites, murais, histórias em quadrinhos entre outros.
Avaliação fundamentada na aplicação teórica em exercícios práticos: as avaliações levam em conta o desenvolvimento de trabalhos práticos e a participação em sala de aula.

Avaliações
Datas de avaliação: avaliações serão feitas após a entrega de trabalhos na data estipulada para término de cada tópico de conteúdos dados.
Entrega e recuperação de trabalhos: Os trabalhos entregues dentro dos prazos parciais poderão ser refeitos e reavaliados até o final da disciplina. Trabalhos não entregues nos prazos parciais poderão ser entregues dentro do prazo final, mas não terão direito a recuperação. Não serão aceitas entregas de trabalho fora dos prazos previstos (salvo nos casos devidamente justificáveis).
Critérios de avaliação: Para critério geral de avaliação dos trabalhos (salvo propostas específicas) utilizaremos a somatória dos valores dos seguintes itens, num total de 10,0 pontos: aplicação da técnica proposta (2,5 ptos); adequação ao conteúdo avaliado (2,5 ptos); nível de criatividade (2,5 ptos); apresentação clareza e organização do trabalho (2,5 ptos).
Aprovação na disciplina: A média para aprovação final na disciplina deverá ser igual ou maior que 6,0 e será calculada pela média do número total de trabalhos propostos até o fim do semestre.

Lista de materiais

 

Instrumentos de desenho: 
jogo de esquadros, compasso, régua, escala.


Lapiseiras, canetas, pincéis: 
lapiseiras 0,3/0,5/0,7 mm, canetas nanquim descartáveis 0,4/0,6/0,8 mm, caneta pincel com ponta estreita, pincéis redondos nº 8/nº12, pincéis planos nº 8/nº12, lápis grafite macio 8b, lápis “grafitão” macio 8b, caixa lápis de cor aquarelado 12 cores.


Tintas: 
nanquim,  ecoline vermelho, amarelo, azul.


Papéis: 
24 fls sulfurizê (A3-overlay/60g), 12 fls sulfurizê (A2-overlay/60g), 24 fls cartolina duplex (A3), 12 fls cartolina duplex (A2), 1 bloco sulfite (A3/120g), 12 fls colorplus (A3/120g) de cores variadas.


Material de consumo: 
estilete, tesoura, fita adesiva, cola de bastão, cola branca, borracha macia, bisnaga com álcool gel, flanela, escova tipo “bigode”, pasta para A2, 12 ref. plásticos A3, 6 ref. plásticos A2.



Bibliografia
Bibliografia básica:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GOMBRICH, Ernst H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Bibliografia complementar:
DOCZI, György. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2009.
KANDINSKY, Vassily. Ponto e Linha sobre o Plano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
OSTROWER, Fayga. Universo da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1993.







Nenhum comentário:

Postar um comentário